No último sábado, 23, um apostador de Fortaleza tornou-se milionário ao acertar as seis dezenas da Mega-Sena e levou o prêmio de R$ 22 milhões. Isso que é começar 2021 com pé direito! Logo em seguida vem a pergunta: o que fazer com a bolada?
Segundo pesquisas americanas, 30% dos ganhadores de loteria vão à falência após dez anos de sacado o prêmio. Isso significa que, estatisticamente, a cada três ganhadores, um vai à falência após uma década, aproximadamente.
Se tal dado parece absurdo, basta lembrar que o Brasil é um país em que a grande maioria da população não tem educação financeira e que quase dois terços das famílias têm dívidas, e a primeira atitude a ser tomada pelo novo afortunado é justamente esta: quitar as dívidas. Aproveitar o montante recebido é uma ótima oportunidade de negociação com a instituição credora para sair do vermelho. Não pense em investir antes de organizar sua vida financeira. Além disso, considere a ajuda sem exageros à família e amigos, se assim desejar.
Depois de resolvidas estas pendências, vai uma dica: estabeleça um valor para ser a sua reserva de emergência (cerca de seis meses do seu custo de vida). Esta quantia deverá estar alocada em um ativo líquido e de baixo risco, como o Tesouro SELIC ou um fundo de renda fixa, a fim de que utilize esse valor para resolver situações fora dos seus planos e não precisar se endividar novamente. Em seguida, o restante do valor estará pronto para os investimentos.
Um ponto fundamental que você deve seguir é o de que jamais fará uma boa escolha se colocar todo o valor em um único ativo. A diversificação é essencial para a proteção e para o crescimento do seu patrimônio. Além disso, busque conhecimento sobre as diversas alternativas e considere o seu perfil de risco. Uma boa carteira de investimentos não funciona como uma receita de bolo, não é padronizada e deve estar de acordo com os seus objetivos de curto, médio e longo prazo.
No cenário econômico atual, não faz mais sentido deixar dinheiro em Caderneta de Poupança. Entenda: a Poupança, desde 2012, acompanhará a taxa de juros (SELIC) quando esta estiver menor que 8,5%, rendendo 70% da mesma. Ou seja, como a taxa de juros atual está em 2%, a Poupança rende 1,4% ao ano.
A esses níveis de taxas de juros, a sua régua deve ser a inflação, que é o nível geral de aumento de preços em uma economia. Se seu dinheiro rende abaixo da inflação (IPCA), significa que o seu poder de compra está sendo diminuído, o que faz com que seu patrimônio passe a valer cada vez menos ao longo do tempo, mesmo que o montante esteja aumentando em termos numéricos. Prepare-se, pois para conseguir isso você terá que correr mais riscos.
Por fim, não tenha pressa, seja para comprar imóveis, abrir uma empresa ou investir na Bolsa de Valores. A paciência é a melhor amiga do investidor. Lembre-se: a probabilidade de jogar na loteria uma vida toda e não ganhar é imensa. Se você foi paciente e esperançoso para a sorte, por que ser impaciente e ansioso em multiplicar o seu patrimônio?
Na Start Investimentos, temos uma trilha personalizada para cada perfil de clientes, focada em atingir os seus objetivos e proporcionar uma experiência personalizada para você ao investir. Nosso time de assessores está preparado para guiar você na jornada dos investimentos com análises, informações e alinhamentos constantes. Temos comitês especializados em diversas áreas do mercado, para focar em soluções de excelência.
Victor De Queiroz Souza
Economista; Assessor de Investimentos na Start Investimentos